quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A UMBANDA E O SINCRETISMO COM O CATOLICISMO.





  A Umbanda e o Sincretismo com o Catolicismo.


    Todos os Umbandistas, sejam eles filhos de algum Terreiro ou sejam
apenas consulentes ou da assistência, com toda certeza já ouviram falar
a palavra "sincretismo".

    Mas o que seria "sincretismo"?

    No dicionário  de língua portuguesa essa palavra é representada e
explicada da seguinte forma:

SINCRETISMO: fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com
reinterpretação de seus elementos; - fusão de elementos culturais
diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais.
( Dicionário Houaiss)

Palavra originada do grego significa sistema que consiste em conciliar
os princípios de várias doutrinas ou filosofias; é a associação
                                                       
de valores espirituais de uma determinada religião com os valores
espirituais de outra determinada religião.

    No dicionário de Umbanda, sincretismo se define simplesmente
assim:

SINCRETISMO: - Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos
Católicos.

    E dessa forma mais simples podemos notar que ao cultuar as imagens
de santos católicos, os Umbandistas cultuam na verdade seus Orixás.

    Mas porque teve que ser trazido essas imagens para os rituais de
Umbanda ?

    Vamos voltar um pouco no tempo para entendermos.

    Tudo se originou no tempo em que os negros eram traficados da sua
terra mãe África, trazidos para o Brasil em navios negreiros, onde
esses negros eram negociados e escravizados pelos senhores
escravocratas e fazendeiros cafeicultores de várias regiões.

    Como nessas regiões a religião predominante era a católica, esses
negros eram proibidos de exaltar a fé que tinham em seus Orixás, sendo
surrados e até mortos quando tentavam demonstrar sua fé nessa força da
natureza.

    Então esses negros se utilizavam da imagem de santos cultuados
pela Igreja Católica por um fato histórico cultural, na medida em que
os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas
tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém
não podiam manifestá-la pelo preconceito de seus senhores, que
consideravam tal culto heresia e feitiçaria.

    Na África, seu culto fazia-se com o contato direto com a Natureza,
cada Orixá sendo cultuado em seu elemento. O negro africano cultuava
sua crença através de seus Otás (pedra). Cada Orixá tem a sua pedra, e
a forma encontrada pelos negros escravos foi associar a imagem do
santo católico mais representativa da força desses Orixás, colocar
seus otás dentro destas imagens e reverenciar sua crença sem tê-la
reprimida por seus senhores. A partir desse momento, dava-se início ao
sincretismo dessas duas religiões, já que a correspondência de Santos
Católicos com os Orixás africanos era a única maneira dos negros
escravos escaparem dos castigos e perseguições dos seus senhores e de
religiosos que tentavam difundir o catolicismo, impondo a crença com
as suas representações católicas.

    Os Senhores achavam graça no sincretismo e, considerando os
africanos ignorantes, consentiam na prática bem disfarçada de seus
cultos. E assim, graças à inteligência dos sacerdotes africanos, as
suas antiquíssimas e sábias ideias religiosas puderam sobreviver até
hoje, apesar da intolerância de uma ou outra autoridade da lei
atrasada.

    Portanto encontramos até hoje, as casas de culto de Umbanda
utilizando-se dessa representação sincrética, não pela necessidade do
culto à imagem, mas sendo admitida pelos zeladores de santo para que
os filhos de santo e frequentadores da casa tenham uma imagem para
direcionar suas súplicas e pedidos já que para alguns, dirigir seus
pedidos a energias da natureza, forças oriundas do ar, da água, da
terra ou do fogo, é de difícil compreensão por seu componente abstrato
e impalpável.

    Enfim, não existe imagem representativa dos Orixás na Umbanda,
razão pela qual se permite a utilização dos Santos católicos nos
Gongás, havendo o respeito tanto ao Orixá representado pela imagem,
como respeito ao santo cultuado pela mesma.

    A Umbanda é um celeiro de fé e nela cabem todas as espécies de
crenças que possam nos levar ao objetivo maior de amor e caridade
pregado pelas nossas entidades.

    O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente,
procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi
exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com as dos
Santos católicos. Tomaram como base o Santo mais adorado do lugar:
daí, algumas alterações verificadas no sincretismo, especialmente na
Bahia e no Rio de Janeiro, conforme descrevemos abaixo:

Na Bahia:

OXALÁ: Senhor do Bonfim.
OGUM: Santo Antônio.
XANGÔ: São Jerônimo.
OXOSSI: = São Jorge.
OMULÚ ou OBALUAIÊ: São Lázaro e São Roque.
LOGUM EDÉ: Santo Expedito.
OXUMARÊ: São Bartolomeu
OXUM: Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida.
IEMANJÁ: Nossa Senhora da Conceição.
IANSÃ ou OIÁ: Santa Bárbara.
NANÃ BURUQUÊ: Nossa Senhora Sant'Ana.

No Rio de Janeiro:

OXALÁ: Jesus Cristo.
OGUM: São Jorge.
XANGÔ: São Pedro ou São Gerônimo.
OXOSSI: São Sebastião.
OMULÚ Ou OBALUAIÊ:São Lázaro e São Roque.
OXUM: Nossa Senhora da Conceição.
IEMANJÁ: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória ou Nossa
Senhora dos Navegantes.
IANSÃ: Santa Bárbara.
NANÃ BURUQUÊ: Nossa Senhora Sant'ana.
IBEIJI: São Cosme e São Damião.
EXÚ: Santo Antônio de Pemba.

    O sincretismo se faz entre Divindades, assim, não há sincretismo
entre as Entidades, tais como Caboclos, Pretos Velhos ou Crianças,
ainda que seja comum vermos Pais Franciscos, Antonios, Ciprianos e
tantos outros, mas que nada têm de sincrético com os santos de mesmo
nome.

    A Umbanda apresenta sincretismo também com o Candomblé, não se
confundindo com esse, no entanto. Ambas são religiões com base em um
culto ancestral africano, com crença em Orixás africanos, mas cada um
encontra seu diferencial na forma de manifestação de sua crença.

    As datas de festejos aos Orixás dentro da Umbanda também são
representadas ´pelas datas que se homenageiam os Santos Católicos,
conforme descrevemos abaixo, frisando que estamos falando das datas
que seguimos no Rio de Janeiro:

Oxalá: 25 de dezembro. (Dia do nascimento de Jesus Cristo).
Ogum: 23 de abril. (Dia de São Jorge).
Xangô: 29 de Junho (Dia de São Pedro), e 30 de Setembro. (Dia de São
Gerônimo).
Oxossi: 20 de Janeiro. (Dia de São Sebastião).
Obaluaiê: 16 de Agosto (Dia de São Roque).
Omulú: 17 de Dezembro. (Dia de São Lázaro).
Oxum: 08 de Dezembro. (Dia de Nossa Senhora da Conceição).
Iemanjá: 02 de Fevereiro (Dia de Nossa Senhora das Candeias).
15 de Agosto. (Dia de Nossa Senhora da Glória).
Iansã: 04 de Dezembro. (Dia de Santa Bárbara).
Nanã Buruquê: 26 de Julho. (Dia de Nossa Senhora Sant'ana).
Ibeiji: 27 de Setembro. (Dia de São Cosme e São Damião).
Exú: 13 de Junho. (Dia de Santo Antônio de Pemba).

    E assim é dado o sincretismo entre a religião Umbandista e a
religião Católica. E para terminarmos esse texto, abaixo descreveremos
a definição de sincretismo feito pelo Caboclo 7 Espadas:

    "Fenômeno místico religioso que visa tornar inteligível um Culto
que possa ser praticado por vários povos ou grupos étnicos, que até o
momento tinham rituais e concepções diferentes. É um mal necessário,
pois se formos analisar profundamente o Sincretismo vamos ver que ele
faz com que vários Cultos se identifiquem em um só Culto (…)”."

    E com essa bela colocação e definição do Caboclo 7 Espadas,
terminamos pedindo a todos Umbandistas ou não para que respeitem
profundamente as imagens Católicas, fazendo delas o teor da fé nos
Orixás representadas por elas.

    Salve Pai Oxalá, salve todos os Orixás!

Salve Jesus Cristo, salve todos os Santos Católicos que emprestam suas
imagens para que possamos através delas cultuar  nossos sagrados Orixás.

Carlos de Ogum.


Obs.: Esse tema foi sugerido pelo nosso querido Cristyann de Oxossi.
Ogã e encaminhador do TUPOM.

Colaboração: Mariana de Oxum.






31 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional colocação, um belo texto de algo tão importante. O
sincretismo na Umbanda, as vezes tão mal compreendido, mostrado de uma
maneira perfeitamente prática e inteligente. Só tenho que agradecer ao
Carlos de Ogum por esse mais novo ensinamento a todos umbandistas ou
não. Grande axé. Mãe Maria de Oxum.

Anônimo disse...

Uma lição para todos nós. Adorei o texto.

Anônimo disse...

Sempre vi nos gongás os Santos católicos, e sempre achei que eles faziam parte realmente da cultura africana, mas depois de ler seu post entendi a colocação de tudo, um disfarce inteligentissimo para cultuar os Orixás, e que bom que virou tradição ter os Santos, fica tudo mais interligado. União nas Religiões, isso é formidavel. Parabens pelo post. Ademir Faro.

Anônimo disse...

Muito esclarecedor.. Sempre aprendendo com vcs da TUPOM. Mari brigadeiro

Anônimo disse...

Extremamente bem colocado uma preciosidade de ensinamento. Parabéns e
sua benção. Fabiana Resende.

Anônimo disse...

Muito bem colocado todos os pontos. Parabéns.

Anônimo disse...

Mais um texto sem igual e explicativo. Agradeço toda a sua dedicação em demonstrar a Umbanda a todos nós. Sua benção. Carla Prates

Anônimo disse...

É lindo ver um gongá com suas lindas imagens. Agora ficou mais lindo ainda por entender como são vistos o sincretismo na Umbanda. Foi otimo para meu entendimento. Obrigado

Anônimo disse...

Obrigado por mais um ensinamento. Axé.

Anônimo disse...

Belo texto. Aprendi muito. Paz e luz

Anônimo disse...

Uma grande aula sobre nossa Umbanda amada. Sincretismo vemos sempre nos
terreiros, mas não entendemos o porque dessa ligação. Com seu texto Pai
Carlos, tudo ficou maravilhosamente explicado. Muito obrigado e
parabéns. Grande axé, saravá e beijos. Jaqueline Xavier (Terreiro de
Umbanda mamãe Oxum em Piabetá RJ)

Anônimo disse...

Por favor Pai Carlos de Ogum, porque vemos em muitos Gongás a imagem de
Nossa Senhora Aparecida. Ela só tem sincretismo com a Orixá Oxum?
Axé e Beijos. Milena Marinho.

Carlos de Ogum disse...

Em algumas regiões Nossa Senhora Aparecida tem como sincretismo realmente com a Orixá Oxum. Mas fora dessas regiões, onde o sincretismo de Oxum é com Nossa Senhora da Conceição, vemos a imagem linda de Nossa Senhora Aparecida para homenagear o povo Cigano, que apesar da padroeira ser Santa Sara Kali, muitos desses povos tem uma enorme fé em Nossa Senhora Aparecida, fazendo sempre em seus acampamentos um altar para homenagear essa divina Santa.

Axé,
Aieieu Oxum e
Opchá Povo Cigano.

Anônimo disse...

Salve os Orixás, salve os Santos Católicos e salve o Pai Carlos que como
sempre nos presenteia com um texto explicativo e inteligente, e não
posso deixar de dizer o grande carinho e atenção que ele nos tira as
duvidas. Obrigado de coração Pai Carlos de Ogum, depois de sua ajuda e
respostas em minhas grandes duvidas sobre a Umbanda, me sinto mais
segura nos trabalhos e mais apta a fazer meu caminho junto a caridade.
Um beijão de sua filha de santo de coração. Sua benção. Paloma Marques.
Niterói RJ.

Anônimo disse...

Saravá meu Pai, parabens por esse texto tão bem explicativo axé

Anônimo disse...

Esse blog é uma escola de Umbanda. Parabens Pai Carlos de Ogum. Amo essas postagens suas. Beijos e axé. Fabíola Machado

Anônimo disse...

Muito inteligente esse texto, nos ajuda a entender muito mais os Gongás
dos terreiros. Obrigado

Anônimo disse...

Pai Carlos tenho uma imagem de São Jorge que ganhei em um Terreiro de
Umbanda e uma que foi benzida por um Padre de uma Igreja Católica, minha
dúvida é se posso colocar as duas no mesmo altar que tenho em minha
sala. Agradeço a resposta. Eunice Marinho. Franca - SP

Carlos de Ogum disse...

Cara Eunice, pode sim, sem problema algum!

Axé!

Anônimo disse...

Sou católica e amo a Umbanda também. Adorei saber essa ligação. Obrigado. E abraços. Jussara Gomes

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Francisco, e eu sou padre. Preferi não dizer de que paróquia sou. Mas vim aqui comentar que toda minha família está ligada na religião de Umbanda, e como sou muito devoto de minha família passei a apreciar a religião Umbandista, mesmo sendo Católico. Em busca de informações sobre a Umbanda me deparei com seu blog, li e reli várias postagens, e essa aqui fiz questão de comentar. Achei de extrema utilidade sua colocação com o sincretismo, parece que me tirou um grande peso da consciência esse meu gostar da Umbanda. Meus Santos de devoção estão listados como Santos de devoção de muitos umbandistas, e isso para mim foi algo muito bom de saber. Frisando também que li seu post sobre a minha amada Senhora Aparecida. Seu carinho pela minha Santinha me fez respeitar ainda mais sua pessoa e sua religião. Acho incrível as histórias sobre os velhos negros do cativeiro, gostaria muito de conhecer um desses senhores. Enfim, gostaria aqui de expressar minha admiração pelo seu trabalho. Caridade e fé acima de tudo. Parabéns. Pe. Francisco.

Anônimo disse...

Demais interessante esse post, demonstra muitas informações que eu buscava. Obrigado. Sandra Pacheco

Anônimo disse...

ão tenho palavras para descrever o quanto gostei do texto esclarecedor. Muito Obrigado. Sou católico de nascimento mas adoro os Caboclos e Pretos Velho.
17 de outubro de 2015

Anônimo disse...

Adoro a imagem de São Jorge, e sempre tive adoração por Ogum. Essa colocação de sincretismo para mim foi excelente. Rodrigo Peña

Anônimo disse...

Lindo saber essas coisas da Umbanda. Demonstra humildade sempre. Clair Fonseca

Marcelo de Oxossi disse...

Carlos de Ogum, eu sempre acendi velas a meu Pai Oxossi no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Porém uma pessoa disse que eu estou errado. Pois Oxossi é na verdade para ser homenageado no dia de São Jorge. O que posso fazer?

Carlos de Ogum disse...

Caro Marcelo, você pode continuar acendendo suas velas no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, para o seu Pai Oxossi; pois o sincretismo é dividido em regiões, podendo ser Oxossi visto como São Sebastião ou como São Jorge. Portanto, deve se manter a sua tradição, sua fé e seu livre arbítrio.

Abraços e Axé!

Flavinha disse...

Adorei. Salve todos os Santos e Orixás, salve as Entidades de Luz e os Anjos. Saravá nossa linda Umbanda.

Anônimo disse...

Parabéns pelas belas colocações. Saravá

Karol Macumbinha disse...

Muito lindo tudo isso. Eu amo a Umbanda. Saravá

Fabiana Ferreira disse...

Lindo texto para esclarecimentos axé

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