sábado, 24 de agosto de 2013

CABOCLA JUREMA.






CONHECENDO A CABOCLA JUREMA.


Nesse texto falaremos um pouco da Cabocla Jurema, Cabocla linda, tão
conhecida e tão sagrada para nós umbandistas, que até existe um culto
com seu nome.

    Acredita-se até que a árvore da Jurema é sagrada onde reside os
Orixás, e é desta árvore que se faz a base do chá chamado "Daime".

 Esta Cabocla linda é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo
Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira, que da
mesma forma que a Cabocla Jurema, são poderosas Entidades de Luz, e
tem seus trabalhos dentro da Umbanda muito bem vistos e respeitados.

    A Cabocla Jurema presta sua caridade em qualquer Casa de Cultos de
Umbanda. Faz isso somente por caridade, não admitindo de forma alguma
cobranças pela consulta ou trabalhos. Sua legião é constituída de
grandes Entidades Espirituais, espíritos puros que amparam os
sofredores, utilizando o processo de curas através de passes
magnéticos, ervas e suas vibrações espirituais.

 Normalmente a Divina Entidade Cabocla Jurema, quando está
trabalhando, atrai as vibrações de todas as caboclas Juremas, ou seja,
Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema das Matas, ou de todas as
vibrações que se enquadram nessa força espiritual.

    Na realidade todas são uma única vibração que trabalham com
ambientes da natureza, como por exemplo: Lua, Sol, Mata, Chuva, Vento
e todas as vibrações naturais.

 A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa,
transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e
conforto para aqueles que sofrem de enfermidades, sejam enfermidades
físicas ou mentais.

 Essa linda Cabocla nos ensina a entender as dificuldades e nos dá
coragem para suportá-las. Em qualquer lugar onde você esteja, quando o
desespero tomar conta, e a coragem lhe faltar, chame com fé pela
Cabocla Jurema, e sentirá sua força lhe protegendo e lhe amparando.

A Cabocla Jurema, sendo igualmente uma entidade espiritual que
trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no
Catimbó, cultos Afro-brasileiros e mais prestigiada e respeitada na
Umbanda.

 Sendo Entidade Guia Chefe da Linha de Oxossi, ela trabalha na legião
constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que
amparam os sofredores e mais necessitados, utilizando o processo de
passes e curas através das ervas e pontos riscados. Chame pela Jurema
nas horas de dificuldade, pois essa cabocla sempre estará ali para
ajudar seus filhos de Fé.

    Existem várias dissidências dessa Entidade. Sabendo que a maioria
dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados
a Iansã, pois é sua vibração Original, existem ainda outros tipos de
irradiação constituída em vibrações de outros Orixás, fazendo sua
ligação vibratória com Caboclos da mesma linha, conforme relação
abaixo:

Cabocla Jurema da Praia.
Ligação com a Orixá: Iemanjá.
Caboclo de Irradiação: Caboclo 7 Pedreiras.

Cabocla Jurema da Cachoeira.
Ligação com a Orixá: Oxum.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Lírio.

Cabocla Jurema da Mata.
Ligação com o Orixá: Oxossi.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Rompe Mato.

Cabocla Jurema Flecheira.
Ligação com o Orixá: Xangô.
Caboclo de Irradiação: Caboclo 7 Flechas.

Cabocla Jurema do Oriente.
Ligação com o Orixá: Ibeji.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Cobra Coral.

Cabocla Jurema Rainha.
Ligação com Orixá: Oxalá.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Girassol.

Cabocla Jurema Preta.
Ligação com o Orixá: Omulú/Obaluaiê.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Arranca Toco.

Cabocla Jurema da Lua.
Ligação com o Orixá: Ogum.
Caboclo de Irradiação: Caboclo 7 Montanhas.

Cabocla Jurema Mestra.
Ligação com a Orixá: Nanã Buruquê.
Caboclo de Irradiação: Caboclo Araúna.

    Como já foi dito anteriormente, a Cabocla Jurema vem na maioria
das vezes com a vibração da Orixá Iansã, portanto não tem uma
especificação a essa Orixá como foi feito acima com os outros Orixás.


    A Umbanda tem em Jurema uma força suprema, um respeito digno de
uma rainha, um amor grandioso a essa maravilhosa e linda Cabocla.

Saravá a nossa Cabocla Jurema.

Oração à Cabocla Jurema.

Nossa querida chefe de terreiro! Saravá a Cabocla Jurema!

Jurema, recebi o teu recado
Aqui me tens atendendo o teu chamado
Diante de ti, de joelho a teus pés,
Rainha da Mata Virgem
Jurema, eu sei que és.
Irmã de Oxalá,
Filha de Tupã,
Da linha de Oxossi,
E da legião de Utubatã.
Jupira, Jandira, Janaina e Iracema.
É a falange suprema.
Da linda cabocla Jurema.
Eu encontrei em Jurema,
A redenção e a luz.
A beleza do poema,
Nas máximas de Jesus.
Amai vós tanto na vida,
tanto quanto eu vos amei
Nesta Umbanda querida
Esta é a nossa lei.
Quem nesta tenda chegou,
O nosso Mestre é o Senhor.
Esta mensagem é fraterna,
Esta mensagem é de amor.
Salve o reino de Oxossi,
Onde Jurema é rainha,
Pois um homem sem amor é um morto que caminha.

Saravá Cabocla Linda!

Okê Cabocla Jurema!

Carlos de Ogum.



187 comentários:

Carlos Dantas disse...

Maravilhosa Jurema!!!

daniela disse...

Come¢o a conhecer a sua religiao, confesso que institui¢oes nao me chamam, gosto de pessoas e o que puxe de mim o meu melhor,sua pessoa me encanta,presto aten¢ao no que escreve, Daniela

Talita Sousa disse...

"Dentro da mata virgem, uma linda cabocla eu vi..."

Salve!!!

Carlos de Ogum disse...

Daniela agradeço pela tuas palavras e teu carinho. Os melhores ensinamentos realmente são os que nos puxam pra eles.
Grande beijo e axé.

Unknown disse...

Lindo texto trazendo conhecimento sobre a nossa querida Cabocla Jurema.
Sempre que penso em cabocla seu nome me vem em mente sua coragem sua força e sua fibra de guerreira.
Recomendo o livro Jurema e o eclipse de uma paixão do Marco Antonio Santos.
Bjs e axé para todos!!!

Anônimo disse...

Maravilhosa Jurema que está sempre comigo me ajudando e sempre me dando apoio! Linda cabocla que trabalha grandiosamente na nossa amada umbanda! Salve Jurema! Okê Cabocla!!!!

Elizabeth Wyara

Anônimo disse...

De grande aproveito o post...
Tenho uma dúvida .. sou iniciante na umbanda, sou de iensa e ogum beira mar....minha entidade entidade na linha de oxossi é uma caboca que manuseia um arco e atira a flecha esse é seu comprimento... minha dúvida é sobre essa entidade seria a jurema flecheira[
Grata,
Jaque

Umbanda de Luz disse...

Por favor, Jaque, nos mande seu e-mail que Pai Carlos irá te responder por meio deste. Axé!

sandra disse...

Boa noite! Estou em desenvolvimento e tenho certeza que recebo a Jurema,porém ela ainda não deu o nome,mas sonhei com ela,só que sou médium consiente e as vezes tenho medo de estar enganada com meu desenvolvimento,peço esclarecimentos,
Obrigada

Carlos de Ogum disse...

Sandra, se desejar, entre em contato conosco pelo e-mail: umbanda.yorima.rj@hotmail.com que tentaremos esclarecer.

Axé!

em busca de conhecimento disse...

Boa noite,gostei muito da publicaçao e tenho a Cabocla Jurema como uma entidade que ajuda-me muito, estou com a imagem da mesma ha pouco tempo,mas converso diariamente com ela e gostaria de saber mais sobre a mesma,como cuidar dela. Sempre ouço que tenho um lado medium muito forte e que devo desenvolve-lo,mas nao tenho alguem especificamente que ajude-me, agora que comecei contato com uma pessoa da Umbanda que tem ajudado-me muito,mas ela mora em outro estado e tenho receio de pedi a juda a certas pessoas e ser prejudicada

Carlos de Ogum disse...

em busca de conhecimento, entre em contato conosco pelo e-mail: umbanda.yorima.rj@hotmail.com que tentarei lhe orientar.

Axé!

Unknown disse...

Boa Noite , estou começando agora a participar de um Centro de Umbanda e desde que comecei a participar cinto que encontrei o meu lugar . Pois tenho muita intuissões e sinto vários aromas como : pinga , fumo , óleo queimado , melado , flores do campo etc. Gostaria de conhecer os meus guias e orixás . è possivel saber> Pai Carlos de Ogum.

Carlos de Ogum disse...

Angelina, os guias vem conforme o desenvolvimento, e Orixás de coroa podem serem vistos num jogo de búzios com um bom e honesto jogador.

Axé!

Anônimo disse...

Boa noite. Ontem fui à primeira sessão de Umbanda com uma amiga, fiquei curiosa, um pouco confusa, não tenho o hábito de ir a igrejas, mas tenho Deus em meu coração e uma filosofia de vida de que se não posso ajudar, atrapalhar jamais o faria. Houve uma sessão de esquerda e direita e no primeiro passe, com um boiadeiro, acho que é assim que se chama, ele começou a cantar para Jurema e minha amiga disse que que tenho esta entidade comigo. Confesso que fiquei um pouco assustada mas li a respeito da mesma hj na internet e me identifiquei com ela. Gostaria de saber se corro o risco de desenvolver a mediunidade, enfim, assim do nada, se sou eu quem controlo ou se, se eu continuar a frequentar isso será inevitável. Agradeço se puder me orientar de alguma forma. Abraços

Carlos de Ogum disse...

Amigo(a) anônimo(a), todo ser humano é médium, uns com mais vibração mediunica outros com menos. Sobre a Entidade dita, isso depende muito que tenha ou não na coroa, o mais correto é que seja verificado mais a fundo, indo a mais giras e sessões. Para não ser iludida por algum médium que no dia não estaria muito bem incorporado para afirmar algo assim. Sempre que falarem algo nesse teor busque mais de uma opinião, conversando com outras Entidades.

Carlos de Ogum disse...

Amigos evangélicos que andam entrando em nosso blog, leem nossos posts e depois fazem comentários preconceituosos, sem fundamento e sem o minimo de entendimento sobre o que é Deus e as forças que ele nos envia para nos ajudar em momentos difíceis, só dizemos: Não percam tempo tentando nos converter, tentando diminuir nossa Religião. Seus comentários aqui são irrelevantes a nossa caminhada, e por isso todos comentários desse nível sujo serão automaticamente excluídos. Axé a vocês, Evangélicos queridos.

Unknown disse...

Salve cabloca linda

ivo fraga disse...

Não é propriamente um comentário - não posso comentar sobre o que pouco conheço, apenas creio, tenho fé e isto me basta. Minha participação aqui é coma finalidade de fazer a seguinte indagação: quais são as ervas da cabocla Jurema? Grato.

Carlos de Ogum disse...

Caro amigo Ivo, uma das ervas da Cabocla Jurema são folhas provindas de uma árvore com o próprio nome dessa Cabocla.
Porém ela poderá se utilizar de outras ervas, conforme a necessidade do consulente. Podendo também utilizar as ervas do Pai das Matas (Oxossi), que são: Alecrim, Guiné, Vence Demanda, Abre Caminho, Peregum (verde), Taioba, Espinheira Santa, Jurema, Jureminha, Mangueira, Desata Nó. (Erva de Oxossi, Erva da Jurema, Alfavaca, Caiçara, Eucalipto).

Grande Axé!

Anônimo disse...

Bom dia, como fico sabendo o nomes dos meus guias ? Sou filho de ogum e iemanja. caboclo 7 montanhas agora não sei o .Nome do meu preto velho, marinheiro,exu, baiano ? meu nascimento 05-07-1975

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), os Guias darão o nome e riscarão os devidos pontos após o desenvolvimento do médium. Quando ele já estiver com uma incorporação segura e estavel, o Pai de Santo poderá pedir para que seja riscado o ponto da Entidade e dar o nome. Portanto são as próprias Entidades do médium que devem fazer isso, fora alguns casos, mas a normalidade é a própria Entidade se apresentar.

Axé

ADEMAR AMANCIO disse...

Gostei da explicação.

Luana disse...

O que posso estar oferecendo para ela ?

Carlos de Ogum disse...

Cara Luana, pode oferecer desde uma vela verde com uma oração que deseja fazer até uma oferenda de frutas numa mata. Mas para simplificar e agradecer a nossa Querida Cabocla Jurema, basta a vela e sua fé. Garanto que ela vai ficar bem feliz com sua lembrança e agradecimento.

Grande Axé!

Anônimo disse...

desde pequena gosto muito de temas indigenas,sempre vi pocahontas e nunca me liguei em religiao ,até que uma amg que é praticante disse ter sentido essa presençã da cabloca jurema em mim,isso é possivel?

Anônimo disse...

gostei das explicações .Estou frequentando a umbanda ,me disseram que eu imcorporo a pomba gira,mas qdo dá os pontos cantados da jurema das matas e yansã entro em transe..

Carlos de Ogum disse...

Cara anônima, sim, é possível. Procure conhecer um terreiro, frequentar e se caso gostar busque um trabalho de desenvolvimento mediunico e espiritual para que essa Entidade de Luz tão bela como a Cabocla Jurema possa vibrar em sua coroa.

Axé

Anônimo disse...

desde de quando comecei a frequentar a umbanda vários acontecimentos negativos aconteceram momentaneamente.. familiares me pressionam a largar e falam que isso trouxe para dentro da minha casa,claro que não acredito,mas me deixam constrangida..qdo visitei pela 1 vez chorei muito,estava mto carregada passei pela sala verde e azul,sou médium e gostaria de entender melhor sobre mediunidade,as vezes me acho vazia..

Carlos de Ogum disse...

Cara anônima, desejando esclarecimentos e retirar duvidas nos mande um e-mail que teremos grande prazer em lhe responder e tentar esclarecer duvidas, e talvez até lhe ajudar a entender algumas coisas que podem ter ficado obscuras pra você. umbanda.yorima.rj@gmail.com

Grande Axé!

Anônimo disse...

Por favor, gostaria que me explicassem o que significa "(...) irradiação constituída em vibração de outros Orixás (...)"? Qual a relação dos caboclos de irradiação com, por exemplo, a cabocla Jurema? Obrigada.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), irradiação constituída em vibração de outros Orixás, é a vibração inicial que rege uma Entidade de Luz no comando de outras Entidades. Ou seja, dentro da espiritualidade Umbandista temos os Orixás de coroa que vibram o ori de um Médium, abaixo deles temos a Entidade que comanda esse Ori para a chegada, ou da própria Entidade, ou das Entidades comandadas por ela. Um exemplo,: Um médium que tem como Pai ou Terceiro Santo o Orixá Omulú, tem como Entidade de frente na linha dos Caboclos a Jurema Preta, e abaixo dela o Caboclo Arranca Toco. Portanto esse Médium poderá trabalhar com a Cabocla Jurema Preta, o Caboclo Arranca Toco, ou os Caboclos que vem na sequencia abaixo de cada grau. Lembrando que cada grau vem com 7 Entidades comandadas para cada uma, sendo assim abaixo do Caboclo Arranca Toco temos mais sete, e cada um desses sete temos sete cada, e assim por diante.

Paz e Axé!

Anônimo disse...

Carlos de Ogum, muito esclarecedora sua resposta sobre irradiação, obrigada! Paz e Axé!

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber qual tipo de pomba gira EU tenho ou se tenho cabocla jurema pois n sei mas oque fazer

Meg Ryse disse...

Olá, bOa tarde! Sou espírita Kardecista, mas quanto mais estudo sobre estas entidades, mais me encanto... já fui duas vezes na umbanda e achei lIndooO! Fui muito bem recebida, e ainda sinto vontade de ir novamente! Num desses dias me foi revelado os meus guias.. naueem me recordo direito, mas lembro bem de qdo me falaram em Jurema da cachoeira!!! Só hj resolvi buscar mais informações sobre ela.. e me apaixonei e me identifiquei demais!! Recebi um convite de um amigo. Assim que possível desejo ir novamente! Gostaria de conhecer mais sobre a Umbanda!
Parabéns pelo post.. mt esclarecedor!
Bjos e muita lUz à todos! Fiquem com Deus, e seus anjos guardiães!! Namastê!

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema, salve os juremeiros. Okê Cabocla.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), você só vai saber quando começar um desenvolvimento mediunico espiritual, assim as próprias Entidades dão os nomes e pontos riscados para confirmação. Fora sendo assim é especulação.

Axé!

Anônimo disse...

Linda Jurema, ontem visitei pela primeira vez um terreiro. ....Gostei muito, me senti super bem.
O mas interessante que de todos os caboclos , a linda Jurema se encantou comigo, ela gostou tanto de mim, pegava no meu rosto , no meu cabelo se encantou e eu com ela.fiquei super feliz.

Anônimo disse...

Amo essa Cabocla, sempre presente em minha vida me dando suporte para caminhar. Okê Cabocla

Anônimo disse...

Maravilhosa Cabocla Jurema que tantos caminhos me abriu. Peço sua proteção hoje amanha e sempre. Oke.

Anônimo disse...

Amo essa Cabocla. Ela me ajudou muito em relaçao a saude quando mais precisei. Saravá. Amei o texto. Aparecida de Paula

Anônimo disse...

Que Cabocla linda. Que a força da Jurema me afaste os inimigos. Okê. Cris Maia.

Anônimo disse...

Uma linda cabocla e poderosa

Anônimo disse...

Saravá a Cabocla Jurema. Salve seu Gongá.

Anônimo disse...

Lindo texto. ..Parabens.
Qdo puder, conte-nos um pouco do caboclo Pena Branca.. obrigada

Anônimo disse...

Saravá a Cabocla Jurema. Salve suas matas; Salve sua coroa. Okê Cabocla linda. Patricia Freire

Unknown disse...

A materia escrita aqui é linda, um grande conhecimento para nós que buscamos informações para aprender e compreender melhor nossa amada religião mas o que me deixou mais encantada é a atenção dada a cada pergunta aqui feita!!! Tenho algumas perguntas que gostaria de fazer através do email sobre duvidas que nao encontro em ligar nenhum da internet e nem mesmo nos livros. Muito agradecida e parabens pelo trabalho!!!!

Carlos de Ogum disse...

Cara Viviane, fique à vontade para nos enviar e-mail que teremos prazer em esclarecer suas dúvidas. O endereço é: umbanda.yorima.rj@hotmail.com

Axé!

Anônimo disse...

OI. GOSTARIA DE SABER, COMO EU NUNCA FREQUENTEI UMA TERREIRA E ESTOU DESENVOLVENDO ESSE DOM SE EU PRECISO TER ALGUM ESTUDO PARA PODER DESENVOLVES E AJUDAR MAIS PESSOAS. CABOCLA JUREMA DAS FLECHAS É QUE ME ACOMPANHA PARA AJUDAR AS PESSOAS! OBRIGADA PELA ATENÇÃO, AGUARDO RESPOSTA

Unknown disse...

Acabei de ler o livro Jurema das matas! Mônica de Castro! Pelo espírito Leonel. Gostei da narrativa . tenho lido livros de espiritismo mas nunca havia lido nada de Unbamda. Mas gostei. Recomendo

Alessandra Pires disse...

Carlos adorei esse texto, para mim foi uma maravilha ler e saber mais sobre essa cabocla que amo. Obrigado e parabéns.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), para aprendizagem e para o trabalho de caridade na Umbanda, você deve fazer parte de um terreiro, deverá fazer seu desenvolvimento mediúnico para que assim tenha certeza também de quais as Entidades trabalham em sua coroa.

Axé!

Larissa disse...

Cabocla linda e maravilhosa. Linda Jurema que traz a luz e a força das matas. Saravá minha Cabocla Jurema.

Edna Santos disse...

Minha Cabocla Jurema, a ti entrego minha vida e minha alma. Que a senhora rainha das matas me conceda a vitória sempre. Obrigado por estar sempre comigo, me de luz e proteção. Amém. Okê Cabocla linda Jurema.

Anônimo disse...

Okê Cabocla Jurema. Salve sua coroa. Salve as matas. Salve o Juremá.

Anônimo disse...

Nas matas de minha Mãe Jurema desejo viver até morrer. A vida florestal, com as belezas da mãe natureza e a proteção de minha Cabocla Jurema. Amo essa Cabocla. Okê. Rafaela Valles

Anônimo disse...

Cabocla guerreira dona do meu coração. Okê Cabocla Jurema.

Anônimo disse...

Pode numa mesma seção dois médiuns diferentes receberem a jurema mas com vibrações diferentes, ex: jurema e jurema da praia???

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), sim, sem problema algum. Elas vem em linhas e irradiação diferentes. Isso pode ser visto no riscar de pontos de ambas.

Axé

Nena disse...

Fui educada em igreja evangélica, mas gosto do espiritismo em todas as suas faces! Tenho parte da família no candomblé e mtos amigos na umbanda, e visito o candomblé as vzs,(as festas). Peço força às entidades, e essa semana sonhei com Jurema. ela me levava à mata, mas eu e ela éramos uma só, e a vi(me vi) conversando com animais... Fiquei emocionada e depois curiosa, então vim aqui ver à respeito... Gostei mto...

Numerologia Cabalistica disse...

Obrigado amigos de Umbanda hoje dia 7e meu aniversario é recebo a minha amada Cabocla Itamara da falange da Jurema e também recebo o Cabloco Juruana mas fiquei muito feliz pois também recebo energia de Inhasa bons fluidos a todos obrigado pelas informacoes

Monica Bastos disse...

Carlos queria muito acender uma vela para Jurema pela ajuda recebida. Poderia ser uma vela verde, e eu poderia colocar em um jardim de flores, pois aqui não tem uma mata mais fechada. Obrigado.

Carlos de Ogum disse...

Cara Monica, pode sim, tranquilamente.

Axé!

Unknown disse...

Dona jurema. 😍
Sou muito grata a você, minha mãe!
Axé! ❤

Anônimo disse...

Comecei a frequentar a umbanda em outubro,mudei de terreiro e uma colega de corrente que estava incorporada me disse que a minha cabocla é a jurema.
Meu antigo pai de santo falou com o jogo do obi que sou filha de xango com yemanja.
Isso pode ser.
A jurema pode ser minha cabocla?
Meu email.
Bruxinha35@hotmail.com
Aguardo resposta.

Carlos de Ogum disse...

Cara Solange, a sua Cabocla só será confirmada quando fizer o seu desenvolvimento mediúnico espiritual dentro de um terreiro, e essa confirmação vem após a incorporação e o ponto riscado que a Cabocla deverá fazer e o Pai ou Mãe de Santo confirmar. Sobre ser a Cabocla Jurema, poderá sim! tanto vindo da regência de Xangô, quanto da regência de Iemanjá; diferenciando a linha de acordo com a irradiação, sendo a regência de Xangô vem como Jurema Flecheira, e sendo a regência de Iemanjá vem como Jurema da Praia.

Dilermando Martins Ferreira disse...

Gostei da atenção dada as perguntas.
Tds as resposta bem explicada.
Salve a cabloca Jurema.

Karina Z. disse...

O que gosto na fé afro-indígena é a valorização da mãe e da mulher, o que não ocorre na religião monoteísta dominante no ocidente, que é machista.

Unknown disse...

Depois dos 20 anos o médium ainda pode se desenvolver e receber seus guias?

Carlos de Ogum disse...

Cara Vanessa, sim, independe de idade.

Axé!

Unknown disse...

j.rodrigosantos@hotmail.com
Me disseram que a Cabocla Jurema é minha guia... Será que é verdade. Okê Cabocla Jurema!

Carlos de Ogum disse...

Caro José Rodrigo, para saber com certeza qual a sua entidade de luz trabalhadora deverá fazer parte de uma casa de Umbanda, entrar em trabalho de desenvolvimento mediúnico e espiritual após o tempo necessário e uma possível encorporação a entidade que vai dar um nome e riscar o ponto para confirmação. Suposições de outras pessoas não demonstram a verdadeira entidade. Paz e luz!

Anônimo disse...

Uma certa vez um senhora desconhecida..me avistou ,se aproximou de me e falou:voce é minha cabocla da mata.eu asustada respondir eu n....gostaria de saber se é possível eu ter do meu lado essa cabocla?

Unknown disse...

Talvez alguém possa me ajudar, várias pessoas já me disseram que eu sou médium, essa noite sonhei q estava na moto e quase cai em um buraco, desci e estava cheio de crianças a minha volta desci nesse lugar e lá estava um amigo meu, conversamos um pouco e ele disse tá aqui..
Olhei e vi uma índia pequena, da qual falou comigo e eu não entendi ( não sei o que ela me falou, depois sumiu.
Senti q ela estava ali de novo mais n apareceu.
Depois desse ocorrido acordei com uma inmensa pressão na minha cabeça, muito forte
Quando acordei, pesquisei sobre índia da umbanda, a mais parecida foi ela. Clique e apareceu cabloca jurema, por isso estou aqui
Meu nome é Paulo e agradeço desde já

Carlos de Ogum disse...

Caro Paulo, mande-nos um e-mail para o endereço: umbanda.yorima.rj@gmail.com esclarecendo que tipo de ajuda deseja pois não ficou muito claro em seu comentário.

Axé!

Maria Luiza Pinho disse...

Linda Cabocla Jurema. Salve sua coroa, salve sua força. Vem nos proteger Cabocla amada. Okê.

Numerologia Cabalistica disse...

Bem recebi minhas entidades no Terreiro de Umbanda todos me deram seus nomes por intuição mas o meu exu riscou o seu ponto na areia e mostrou em sonho quanto a visões tenho muitas daria um livro para contar todas abraços carinhosos

Anônimo disse...

Eu fui criada na igreja evangélica... Mais nunca me senti 100%... hj não tenho religião! Mas me identifico muito com a umbanda! Não fui criada com meu pai, mas as veses q eu via ele, ele me chamava de filha de Jurema! Fico curiosa em ir no terreiro,mais não sei o que acontece, acabo não indo pelo fato de ter sido criada na igreja evangélica, Ai fica aquela bagunça na minha cabeça... queria ajuda! Obrigada

Carlos de Ogum disse...

Cara anônima, explique que tipo e ajuda você deseja pelo e-mail: umbanda.yorima.rj@gmail.com

Axé!

Karol Macumbinha disse...

Salve minha Cabocla amada. Okê lindeza.

Anônimo disse...

E durante o desenvolvimento mediúnico ou cruzo de Iansã, a Jurema vem como???

Carlos de Ogum disse...

Normalmente a Jurema vem já na vibração e irradiação de Iansã. Sendo assim ela não tem uma especificação como na irradiação de outros Orixás. Podendo vir de acordo com o triangulo da coroa de cada médium. E ai só saberá com certeza através do ponto riscado e confirmação do Zelador e da Cabocla.

Axé!

Anônimo disse...

Completamente encantado com cabocla Jurema

Nairan disse...

Oi, boa noite! Sou espírita desde sempre, encontrei a umbanda há alguns meses. Desde o primeiro dia, a entidade que me atendeu, um preto velho, me disse que a minha mediunidade é muito forte e que tenho que começar a trabalhar imediatamente. Me mandou inclusive, desde esse primeiro momento, ir participar da gira de roda do centro. O problema é que tenho muito medo, principalmente da incorporação. Me disseram lá também que tenho a cabocla jurema, mas que eu não estou deixando ela trabalhar. O que você me aconselha?

Carlos de Ogum disse...

Nairan, aconselharia a deixar o seu medo de lado e buscar o seu desenvolvimento. O medo, a ansiedade e outros fatores, só fazem atrapalhar o trabalho de incorporação. Gostaria de frizar para não levar em conta o que foi dito sobre mediunidade forte, pois todas as pessoas são médiuns, o que vai depender de um bom trabalho é o bom desenvolvimento feito, se formos pensar em termos mediunidade mais forte ou menos forte, pode ocasionar vaidade ou insegurança, e isso logicamente atrapalha todo o processo. Sobre ter ou não ter a Cabocla Jurema na coroa, somente no desenvolvimento que poderá considerar esta hipótese após a própria se revelar.

Axé!

Unknown disse...

...com seu saiote cheio de penas é a jurema filha de tupi!!!

Anônimo disse...

Boa tarde,

Minha irmã foi em uma benzedeira e ela disse que ela tem a Cabloca Jurema ao lado, gostaria de uma ajuda sobre oque devemos fazer e quais são os cuidados que ela deve tomar. Ela e muito nova e ficou bem assustada na hora de benzer.eu ela e minha mãe não temos conhecimento nenhum. Gostaria muito de sua ajuda

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), diga à sua irmã para não ficar preocupada com o que essa benzedeira disse, pois se ela realmente tiver uma Cabocla Jurema, essa Entidade só faz o bem e com certeza vai proteger sua irmã. Porém, diga à ela para não se apegar tanto ao que foi dito, pois para sabermos qual Entidade que temos na coroa, devemos estar em um terreiro, fazer o desenvolvimento mediúnico e espiritual; para que no futuro a própria Entidade dê o nome e risque o ponto para que seja confirmado.
A princípio, vocês não devem fazer nada, apenas seguir o caminho que Deus assim determinar.

Axé!

Isabel da matta disse...

Saravá a Jurema saravá sua luz salve os Caboclos. Oke

Zequinha Ogã disse...

Salve oke oke oke a Cabocla Jurema

Anônimo disse...

Pai Carlos de ogum. Tenho uma duvida, meu vô era pai de santo, e minha tia que trabalhava com a cabocla jurema tabem frequentava a umbanda, eu nunca pisei em um terreno, mas uma conhecida do meu avô que é mae de santo disse que eu tenho que completa o que meu avô fazia e eu nao sei como começa pois sou muito novo tenho 18 anos. Tenho muito respeito e carinho pela umbanda, mas nao sei como começa.

Carlos de Ogum disse...

Caro anônimo, você pode sim começar na Umbanda, porém, não porque deve completar a missão de seu avô, pois cada um tem sua missão e se for essa a sua, e claro, de seu livre arbítrio, poderá iniciar sim. E o caminho à tomar seria encontrar uma casa de Umbanda séria, fazer seu desenvolvimento mediúnico e ver qual a missão reservada para você por Deus, pelos Orixás e pelas Entidades de Luz. Lembrando que, para buscar esse caminho, deve ser livre arbítrio seu, e não porque um dia seu avô foi da Umbanda.

Axé!

Anônimo disse...

quando a cabloca Jurema incorporou ouvi um chacoalho metalico que não existia materialmente e qual significado e ela é vingativa quando um casal briga e a parceira é usada por ela ?

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), o chocalho pode representar alguns dos instrumentos da Cabocla, agora não existe essa de vingança de uma Entidade de Luz, qualquer seja a situação, e também não entendi essa colocação da mulher ser usada por ela. As Entidades de Luz não usam ninguém, apenas protegem e mostram o caminho a seguir. Fora isso é da mente do ser humano, que acredita ter que encontrar alguém a culpar pelos erros feitos.

Axé!

Unknown disse...

Mesmo não tendo certeza se tenho comigo cabocla jurema, Posso acender uma vela para ela e fazer meus pedidos?Grata!

Carlos de Ogum disse...

Cara Monique, pode sim! certamente a Cabocla Jurema lhe protegerá intensamente. Salve a Cabocla Jurema.

Paz e axé a ti!

Amanda disse...

Minha Cabocla amada que me proteja e me guarde.

Anônimo disse...

Minha querida cabocla Jurema me tire dessa afliçao...Oke..oke..

Anônimo disse...

Estou conhecendo a umbanda ainda, me orientei com um médium e ele me disse que tenho afinidade com os caboclos, e que a minha cabocla é chamada de cabocla Jurema. Tenho muito respeito pelas queridas entidades, porém ainda tenho um certo receio de desenvolver a minha dediunidade, queria saber se tenho que trabalhar isso ou se acontece naturalmente. Ps: Gostaria muito de conhecer minha Cabocla sem medo.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), certamente todo médium que precisa de desenvolvimento, deve desenvolver e esse trabalho só é feito dentro de um terreiro de Umbanda. Ficar aguardando sem buscar de nada vai adiantar. Sobre a Cabocla, eu sempre recomendo que o médium que não tem desenvolvimento não se apegue a nome de Entidades, pois a Entidade antes de dar o nome, aguarda o início do desenvolvimento mediúnico, a sequência, se caso houver incorporação, é essa Entidade riscar o ponto, dar o nome é deve ser confirmado por um Zelador de Santo. Quando uma pessoa, mesmo se dizendo médium, olhar para você e falar que tens uma entidade x ou y, não leve essa questão a sério, pois a maioria só falam os nomes das Entidades conhecidas, como: Cabocla Jurema, Exu Tranca Ruas, Pombo Gira Maria Padilha, entre outros. Isso é uma demonstração de vaidade e falta de informação da pessoa que lhe disse.

Axé!

Anônimo disse...

Minha querida cabocla Jurema sei da força q tens,entao humildemente lhe peço me ajude por favor,sempre lhe serei grata pois sei q neste momento ja estas me ouvindo e logo me ajudara..Oke..oke..

Unknown disse...

Olá Sandra que coincidência antes de ter a certeza quai caboclo se aproximou de mim, sonhei com uma linda moça morena que em meu rosto tocou e me disse para não ter medo e logo se disfez em meus sonhos, logo acordei e já tinha a certeza no coração era a cabocla Jurema!

Anônimo disse...

Vou ao centro espirita mesa branca, mas sempre procuro ler sobre todas as entidades pois sinto que tem alguém que me acompanha a muito tempo...só não sei quem é, mas gostaria muito de saber...admiro muito o trabalho espirita e tenho muito respeito à todas as entidades.....amei a história da Cabloca Jurema.

Unknown disse...

Boa noite,então tenho muitas duvidas sobre meus orixás e guias.No entanto me foi confirmado que sou de oxum para,e verdadeiramente as sinto.
Minha duvida é como saber quem são meus guias,já fui muito enganada.
Deixei de frequentar o terreiro,pois não conseguia me encontrar.
Após isso comecei a ter depressão e estou nos medicamentos controlados.
Gostaria de saber se essa depressão é cobrança..
Mas como cuidar do que nunca foi me revelado ao certo?
Nasci no dia 29 de agosto de 1983.
Fico grata se puder me ajudar
Estou passando por coisas terríveis.

Carlos de Ogum disse...

Cara Rejane, recomendo que você leia o texto "Como saber verdadeiramente seus Orixás de Coroa" o link é:
http://umbandayorima.blogspot.com.br/2016/04/como-saber-verdadeiramente-seus-orixas.html

Axé!

Unknown disse...

Obrigada!

Vanuza Dias disse...

Salve a Cabocla Jurema a mais linda das matas de Oxossi.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos .
Sempre tive curiosidade e muita vontade de conhecer o centro , até que conheci uma pessoa que frequenta o local e me fez o convite de ir ... Fui umas três vezes nas duas primeiras o caboclo " pai Maringa" como era chamado por todos ali, soltou meu cabelos e disse se eu era médium , eu disse que não ... Ele insistiu no assunto e me disse PQ?... Eu não soube responder ... Quando vou minhas mãos e pés soam e ficam gelados... Depois voltam ao normal é só quando estou ali com eles , gosto do local me sinto bem, saio de lá me sentindo protegida sem medo de nada não sei explicar a sensação maravilhosa que sinto , eu tenho uma dúvida que está me incomodando e não estou aguentando de curiosidade, ontem segunda feira era mais ou menos 23:30 , estava com o meu esposo na sala assistindo TV , quando meu pé esquerdo ficou super gelado achei um pouco estranho , era apenas um pé que apresentava isso . Logo depois senti meu rosto torcendo para o lado esquerdo tbm .... No momento em que eu sentia isso fiquei com o corpo parado prestando atenção se iria parar , logo depois senti uma coisa muito forte como se tivesse algo tomando posse do meu corpo sentia um calor uma sufocação minhas mãos e pés começaram a soar e ficaram todos gelados e ao sentir isso peguei na mão do meu esposo e lhe falei o que estava sentindo ... Mas a minha voz saia tremida quase não saia nada ... Fechava meus olhos e via um clarão não sei explicar ... fiquei por alguns minutos assim, minhas vistas meio que escureceram mas eu conseguia enxergar rsrs é engraçado eu não sei explicar... Depois foi passando e eu fui ficando mais calma e me deu uma tremedeira no corpo inteiro no momento que estava me dando essas sensações meu coração batia muito forte parecia que iria sair do meu peito eu só pensava no centro nas pessoas de lá eu não conseguia pensar em outra coisa a não ser lá .... Gostaria de esclarecer isso ,. Não tinha sentido isso antes pode ser outra coisa , eu não sei se isso é bom ou ruim ... Alguém com mais sabedoria poderia me ajudar nisso .?

Erika lima disse...

Salve minha Cabocla mais que linda. Okê

Larissa disse...

Cabocla Jurema a mais linda das matas. Okê maravilhosa rainha

andrade disse...

Todas juremas chegam do mesmo jeito , tipo o grito , o gesto ..?
Tem duas jurema no meu terreiro , e elas se parecem ao chegar.

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) Andrade, não! Cada Entidade tem sua personalidade, seu próprio jeito.

Axé!

andrade disse...

Obrigado pela atenção.
Queria tirar mais uma Dúvida, Quando a entidade faz algo no terreiro que não é correto , é culpa do médium ou da entidade.
Exemplo: saudar errado uma mãe de santo,é do médium ou da entidade que não tá correspondendo a doutrina da casa??? Isso pode acontecer??

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) Andrade, uma Entidade de Luz não erra; por isso ela é uma Entidade. Quem erra são os médiuns mal desenvolvidos, mal preparados e mistificadores.

Axé!

Clarinha disse...

Linda demais a Cabocla Jurema, quero muito muito muito falar com ela. Paizinho tenho que ir com urgencia a seu terreiro, preciso muito conhecer essas Entidades de pertinho. Amo demais. Beijinhos da Clarinha <3

Robertinha Flor disse...

Salve as matas. Salve a Cabocla Jurema. Okê

Roney Perez disse...

Salve,
Pai Ogum, sou de São Gonçalo e gostaria de saber onde encontro um centro por aqui que trabalhe com jurema ou a linha, pois não sei pq mais quando ouço as musicas ou as orações designadas a ele, me arrepio e choro como se precisasse falar ou ouvir ela.
Me ajude por favor.
Obrigado e axé

Anônimo disse...

Okê linda Cabocla Jurema.

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema. Okê. Salve s matas. Salve Oxossi

Alice Aguiar disse...

Cabocla mais linda das matas. Salve minha Cabocla Jurema

Anônimo disse...

Salve a rainha das matas. Oke Cabocla Jurema

Unknown disse...

Tenho uma dúvida, porq um amigo que acho que eh medium me falou que quem me acompanha eh a mae jurema ... mas nunca fui atras ..e agora estou começando a me interessar .. e eu queria mesmo ter a certeza .. mas nao sei como ter essa certeza, tentei entrar em contato com ele mas tá meio difícil... ele só me disse que tenho que fazer a linha
Não sei como eh, mas quero tanto saber..
Ah meu nome eh carlene..
Obgda..se puderem me ajudar..agradeço ainda mais

Carlos de Ogum disse...

Cara Carlene, sobre o que seu amigo lhe disse, não pode levar isso em questão, pois para termos certeza sobre uma Entidade de coroa, devemos estar em um terreiro, fazer o desenvolvimento mediúnico e espiritual; após esse desenvolvimento se a pessoa for médium de incorporação, a Entidade virá em sua coroa, ela riscará o ponto e irá dizer o nome. Para saber o nome também da Entidade, pode ser dito por uma Entidade de Luz incorporada em um médium preparado, através de um jogo de búzios; fora isso, é só falácia.

Axé!

Zuzu Gatinha disse...

Salve a Cabocla mais linda das Matas. Okê dona Jurema

Waleria Sampaio disse...

Salve a rainha, a guerreira, a força das matas, a amazonas, a luz e a força de Oxossi., salve a Cabocla Jurema

Ediléia Motta disse...

Traga-me luz na vida Cabocla linda. Salve suas matas, salve sua força. Salve a Cabocla Jurema

Unknown disse...

Olá preciso que tire uma dúvida, um guia me disse que o meu guia era cabocla genoveva, porém não tenho muito conhecimento, pois estou começando agora a ter esses conhecimentos. Quando faço pesquisa por cabocla genoveva sempre aparece a cabocla jurema. Será que poderiam me ajudar.

Carlos de Ogum disse...

Cara Kátia, toda e qualquer Entidade da Coroa de um médium, deverá ser conhecida quando a própria riscar o ponto e dizer o nome; para isso o médium deve ter o desenvolvimento mediúnico. Não devemos nos apegar quando é dito da forma como foi dito para você, pois nem todo médium é confiável.

Axé!

Unknown disse...

O nome com o qual batizei a minha querida Rural, valente ,linda , forte e linda na cor da mata!

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema. Oke linda das Matas

Unknown disse...

Boa tarde, amei a história da cabloca Jurema,ja estudo o evangelho a cerca de 4 anos e no meu desenvolvimento, já fui sgracuada com a energia dela,desde então eu fico encantada com tudo que se diz respeito a ela...me chmoc Rosana

Dorinha Maçal disse...

Salve a Cabocla linda Jurema

Anônimo disse...

Okê Cabocla Jurema;

Unknown disse...

Oi tenho jurema e uma pessoa falou que estar mim machucando,e falou que sou mediam eu sonho muito de noite e tenho Cosme Damião

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), com certeza essa pessoa não tem preparo algum para estar lhe falando qualquer coisa. Nenhuma Entidade de Luz machuca quem quer que seja!

Axé!

Unknown disse...

Eu tenho a Cabocla Jurema como minha identidade mas eu não consigo deixar que ela incorpora em mim porque.???eu fico muito nervosa será que é pq eu fiço assim nervosa?????oq eu preciso fazer pra ela incorpora

Carlos de Ogum disse...

Cara anônima, para que você possa trabalhar com a Entidade de sua coroa, é necessário um desenvolvimento mediúnico e isso deve ser feito no terreiro que você frequenta. Converse com seu Zelador sobre isso.


Axé!

Anônimo disse...

Salve minha Cabocla mais linda do mundo. Okê Jurema

Anônimo disse...

Okê Cabocla Jurema. Linda historia

Anônimo disse...

Okê Cabocla, salve sua força

Samantha Fonseca disse...

Muita força e coragem nessa Cabocla. Vejo como uma das mais belas da Umbanda.

Anônimo disse...

Me abençoe minha Cabocla Jurema. Oke

Graça Maria disse...

Salve a bela Jurema e seu juremá. Okê Cabocla

Anônimo disse...

Okê Jurema. Salve

José Vieira disse...

Muita luz a seus filhos Cabocla linda Jurema.

Unknown disse...

Ola. Eu queria seu email novamente pra tirar uma duvida.
Obrigada! Salve!

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), o e-mail para contato é: umbanda.yorima.rj@gmail.com

Axé!

Unknown disse...

Gratidao. Okê!!

Diva Divina disse...

Uma beleza de Cabocla a mais linda de todas. Okê

Anônimo disse...

Minha linda Cabocla

Anônimo disse...

Okê Cabocla do meu coração. Amo você demaisssss

Emanuele Rios disse...

Salve minha Cabocla Jurema

Anônimo disse...

Salve a mais forte de todas as Caboclas.

Anônimo disse...

Abençoa a mim e a minha familia Cabocla Jurema. Okê linda das matas.

Unknown disse...

Minha mãe faleceu a quase desenove anos,e está noite sonhei com ela pedindo pela a minha saúde a Jurema,em sonho ela disse que era pra minha mãe desenterrar o que ela tinha feito pra mim,e minha mae respondeu que ela podia desenterrar mais era pra minha filha desenterrar e contou o lugar.estou com depressão e problemas de coluna,minha pedia por minha saúde .o que devo fazer?

Carlos de Ogum disse...

Siga sua intuição; se acha que deve procurar o local para ver se há realmente algo enterrado, procure!


Axé!

Unknown disse...

Qual é o dia de comemoração da cabocla da Mata?

Carlos de Ogum disse...

Caro(a) anônimo(a), assim como de todos os Caboclos, é comemorado no dia 20 de janeiro, dia de Pai Oxóssi.

Axé!

Unknown disse...

Gratidão a cabloca jurema ❤😍

Samantha Fonseca disse...

Okê Cabocla Jurema, salve sua mata e sua força.

Anônimo disse...

Salve Oxossi, salve a Jurema.

Anônimo disse...

Okê Cabocla Jurema.

Anônimo disse...

Cabocla mais linda nunca vi. Salve a Cabocla Jurema.

Jana disse...

Cabocla linda do meu coração. Oke linda Jurema.

Anônimo disse...

Okê Cabocla mais linda

Anônimo disse...

Okê a linda Jurema

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre as caboclas que vem na vibração de Egunita Oroina

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema.

Sara Peçanha disse...

Salve linda das matas.

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema das matas

Bureau Acadêmico disse...

Isso o que Pai Carlos falou esta correto. Ela mesma aparece!

Bureau Acadêmico disse...

Pai Carlos,
Onde posso pesquisar sobre a Cabocla Genoveva?
Axé

Dayse Lucy disse...

Minha Cabocla linda filha das matas de pai Oxossi, salve a Cabocla Jurema

Anônimo disse...

Okê Cabocla.

Unknown disse...

Eu vim de longe para ver saravá, eu vim de longe para ver saravá... abre a porta o gente pra Jurema trabalhar...

Anônimo disse...

Okê Cabocla linda

Anônimo disse...

Okê Cabocla.

Anônimo disse...

Salve a Jurema a mais linda Cabocla

Anônimo disse...

Okê

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema

Anônimo disse...

Salve a Cabocla Jurema oke oke

Unknown disse...

CARLOS de Ogun, sou compositor moro no Pará, lendo o seu texto me veio uma inspiração é acabei musicanto a saudação a Jurema. O TEXTO pertence a sua autoria, ou domínio público. Gostaria que vc ouvisse.

Norival Macedo disse...

Salve a Cabocla Jurema.

Anônimo disse...

Salve linda Cabocla das matas salve cabocla Jurema

Ursula Marinho disse...

Salve a Cabocla Jurema.

Anônimo disse...

Linda demais minha cabocla

Gi Ferreira disse...

Salve a Cabocla Jurema

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
;